Caminhos do Rural Saudvel pode ganhar projeto de apoio

O roteiro "Caminhos do Rural Saudável" é um passeio pelo interior de Igrejinha que oferece a oportunidade de percorrer propriedades que se destacam pela exuberância de seus ambientes, buscando valorizar as culturas e tradições do rural, bem como o convívio harmônico entre seres humanos e a natureza. A iniciativa já é tradicional na cidade e, agora, pode ser fomentada por um projeto de qualificação do Governo do Rio Grande do Sul, através da Lei de Incentivo à Cultura (Pró-Cultura RS).

A empresa Movimento, especializada em captar projetos nas áreas de cultura, memória e patrimônio, com sede em Igrejinha, é a responsável pelo trabalho. "Já estamos envolvidos em outras iniciativas na cidade, como na elaboração do projeto de restauro da Casa de Pedra, e por isso pensamos em novas formas de contribuir para a valorização histórica e cultural de Igrejinha", explicou a jornalista e produtora cultural Daniela Ramirez, afirmando que esta é uma forma de valorizar o turismo e a importância cultural do interior do município. Na tarde desta quarta-feira, 16 de maio, Daniela apresentou o projeto para empresários e representantes do Caminhos do Rural Saudável, na sede da Secretaria de Agricultura, Turismo e Lazer.

O projeto atende ao edital Sedactel nº 26/2017 na categoria 'Qualificação e formação'. Neste momento, ele já foi aprovado na fase inicial de habilitação e tramita em processo de seleção, com aprovação ainda pendente. Na prática, o trabalho compreende a realização de uma série de oficinas que abordarão o patrimônio cultural (material e imaterial) e natural de Igrejinha, voltadas aos agendes do Caminhos do Rural Saudável. As oficinas terão cargas horárias de 20 a 40 horas. Além disso, o projeto também contempla a criação de um catálogo (com informações sobre os pontos que integram o Caminhos e um mapa, para facilitar a localização por turistas) e de um site institucional 

.