Seminrio ir esclarecer dvidas sobre energia solar

A geração de energia através de painéis solares é um segmento que se alastra a passos largos no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a potência instalada no país chegou a 250 megawatts, registrando alta de 36,6% em relação ao ano passado. Notando este crescimento, o III Seminário de Desenvolvimento Rural de Igrejinha será regido pelo tema "Energia Solar Fotovoltaica e seus benefícios". A atividade acontece na próxima quinta-feira, dia 24 de maio, no Centro de Eventos Prefeito Selson Flesch, das 08h30 às 11h45.

O Seminário é organizado pela Emater/RS-ASCAR de Igrejinha, Secretaria de Agricultura, Turismo e Lazer e CEAAK (Centro de Educação Ambiental Augusto Kampf) e contará com a participação de empresas com experiência em execução de projetos de energia solar fotovoltaica. "Essas empresas estarão à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a implantação, custos e tempo de retorno financeiro de investimentos na área, tanto para produtores rurais quanto para empreendimentos da área urbana, como residências ou prédios comerciais e industriais", explica a engenheira agrônoma da Emater, Ana Lúcia Trentin. Cada uma das empresas terá um pequeno stand onde mostrará seu trabalho e atenderá os visitantes. "Inclusive, pessoas interessadas podem levar suas contas de luz para tirar dúvidas quanto à viabilidade de seu caso específico de implantação", complementa Ana.

A participação no Seminário é gratuita e aberta a toda comunidade, incluindo empresários, estudantes e agricultores. No cronograma do evento, também haverá uma apresentação de maquete sobre energia fotovoltaica realizada pela Faccat e breve  palestra com o assistente técnico regional da Emater de Porto Alegre Luiz Bohn, sobre a geração de energia elétrica nas propriedades rurais através da energia solar. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo email emigrejinha@emater.tche.br ou telefones 3545-7387 e 99982-7391.