Hospital Bom Pastor terá 10 leitos de UTI-Covid SUS
Hospital Bom Pastor terá 10 leitos de UTI-Covid SUS

Parceria entre o Governo do Estado, Município e o Hospital Bom Pastor, intermediada pelo Deputado Dalciso Oliveira, possibilitou a ativação, na manhã desta sexta-feira (05/03) de 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) SUS para tratamento de pacientes com Covid-19 em Igrejinha..

A estrutura foi instalada na área da emergência onde já estavam sendo atendidos os pacientes COVID internados. Além dos 10 leitos de UTI, o hospital agora conta com 14 leitos de internação COVID.

De acordo com o Diretor do HBP, João Schmitt a situação tem sido muito difícil, com um tensionamento muito grande, uma batalha diária para poder oferecer a melhor assistência possível aos pacientes. “Desde o início da pandemia a estrutura montada no Hospital Bom Pastor vinha sendo suficiente, mas chegamos a um momento em que a elevação do número e a gravidade dos casos fez com que precisássemos ampliar e qualificar essa estrutura”, concluiu.

A Secretária de Saúde de Igrejinha, Simone do Amaral, pontua que a abertura dos 10 leitos de UTI no Hospital Bom Pastor de Igrejinha nesse momento é de extrema importância. Devido a situação que o estado se encontra, os leitos serão ocupados por pacientes que estão no aguardo da internação.

Salientando que a gerência dos leitos será feita pelo estado, nesse momento é fundamental que os hospitais tenham complexidade para dar conta do aumento de casos de pacientes em estado grave que necessitam de atendimento.

A Secretária reforçou que os cuidados básicos de prevenção como, higienizar as mãos, usar máscara e manter o distanciamento social, são medidas que devem ser mantidas, para que possamos diminuir a circulação do vírus.

O Prefeito Leandro Horlle agradeceu ao Governo do Estado pela disponibilização dos leitos e  destacou que o Município vem trabalhando muito no combate à pandemia, seja com ações na área da saúde com o aumento do número de atendimentos na UMT, a disponibilização de novos leitos e a dispensação de medicamentos, mas também está buscando alternativas para diminuir o impacto na economia, com medidas para incentivar a manutenção de emprego e renda.

Também participaram do ato o Deputado Estadual Dalciso Oliveira, o Vice-Prefeito Joãozinho Lopes e o Presidente da Câmara de Vereadores William Procksch e a Gerente Assistencial do HBP, Joice Adriana da Silva.