IGREJINHA RETOMA AULAS PRESENCIAIS
IGREJINHA RETOMA AULAS PRESENCIAIS

Respeitando todos os protocolos sanitários vigentes, o Município de Igrejinha retornou hoje as aulas presenciais da Educação Infantil (etapa creche) e da Pré-escola ao 2º ano do Ensino Fundamental.

Buscando garantir a segurança dos alunos e profissionais, cada escola terá à disposição álcool gel, totem dispensador de álcool gel, borrifadores de álcool, álcool líquido 70%, sabonete líquido, tapete sanitizante, termômetro corporal infravermelho, fitas demarcatórias para piso, fitas para isolamento de ambientes, cartazes contendo mensagens para lembrar das regras, bloquinho de entrada na escola e lixeiras com tampa e acionamento de pedal.

Segundo a Secretária de Educação, Cristiane Martin, os pais e responsáveis dos alunos que optarem pelo ensino presencial deverão, diariamente, assinar um termo informando que seu filho não está com sintomas gripais, além de ser obrigatório o uso de máscaras para as crianças maiores de 2 anos, devendo trazer ao menos uma máscara reserva para troca. “Haverá aferição da temperatura corporal ao acessar as dependências escolares, e os alunos que estiverem com algum sintoma ou que algum familiar estiver em isolamento por suspeita ou confirmação de COVID-19 devem permanecer em casa assistindo às aulas de forma online.” - Destaca a secretária.

Já o retorno do 3º até 9º ano do Ensino Fundamental está previsto para o dia 10 de maio, ocorrendo rodízio entre o ensino presencial e não presencial, de acordo com o Plano de Ação Complementar apresentado para a família nas reuniões no início do Ano Letivo.

Para o prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, a volta às aulas, seguindo todos os protocolos sanitários e de segurança, é fundamental para o sadio e regular desenvolvimento das crianças. “Chegamos a abrir nossas escolas no início do ano, e estamos preparados para receber a comunidade escolar com segurança. Muitas crianças contam com o apoio da escola e, para muitos alunos, a merenda é a mais importante refeição do dia. O convívio com outras crianças, a rotina, e o contato presencial com o professor contribui com o desenvolvimento da criança, e entendemos como essencial esse retorno, seguindo, obviamente, todos os protocolos sanitários.” - Destacou o prefeito.

Visando certificar que todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 estejam sendo seguidos no retorno às aulas presenciais, a Prefeitura criou, já no ano passado, o Centro de Operação de Emergência em Saúde para Educação (COE - E Municipal), exigido pelo Estado a todos os municípios. Cada escola possui seu COE local e elaborou o seu próprio Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19, que foi aprovado pelo COE Municipal.

A família que optar por não autorizar seu filho a frequentar a escola deverá continuar com as atividades não presenciais, através da Plataforma e/ou atividades impressas retiradas na Escola.

CALENDÁRIO DE VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS EM IGREJINHA:

Educação Infantil etapa creche – 03/05/2021;

Pré-escola ao 2º ano do Ensino Fundamental – 03/05/2021;