ONDA DE FRIO E DE SOLIDARIEDADE: IGREJINHA SE MOBILIZA
ONDA DE FRIO E DE SOLIDARIEDADE: IGREJINHA SE MOBILIZA

Após o alerta para a comunidade sobre a massa de ar frio que está avançando sobre o Estado do RS, com possibilidade de temperaturas negativas e neve em alguns pontos da Serra, os cidadãos de Igrejinha mostraram mais uma vez a força do voluntariado e da solidariedade.

Preparados para atender a população de rua e todos aqueles que necessitarem de auxílio durante o frio intenso, através da equipe técnica do CREAS - que está recebendo durante a noite moradores em situação de rua -, e do CRAS - que está realizando a destinação de roupas de inverno, agasalhos e cobertores, visando para evitar os danos causados pelo frio -, a Prefeitura apelou para a comunidade para que procurassem o Centro Administrativo e o CRAS para realizarem doações, mobilizando a comunidade.

Doações de grupos, entidades, instituições e anônimos chegaram para distribuição, e já estão sendo destinadas para as famílias que mais necessitam, aquecendo os dias frios que já iniciaram.

Com a queda das temperaturas, diversas cidades gaúchas já registraram temperaturas negativas, neve e chuva congelada, conforme antecipado pelos meteorologistas. Na Serra Grande, localidade do interior de Igrejinha, também há relatos do fenômeno meteorológico de neve, que ocorreu no final da tarde de hoje.

Segundo a MetSul Meteorologia, em seu site de divulgação, há possibilidade de neve entre esta quarta e quinta-feira em muitos locais desacostumados ao fenômeno. A empresa ainda enfatiza que este poderia ser o evento de neve mais abrangente em quase uma década. “Deve ser um evento de neve diferente do que normalmente ocorre, quando neva só em locais mais altos do Sul do Brasil, em regra com cotas de altitude acima dos 800 metros. Desta vez pode nevar em locais até de baixa e média altitude. Isso ocorreu poucas vezes na história recente dos últimos 20 ou 30 anos. Chance de neve do Sul gaúcho ao Paraná se viu, por exemplo, em 1984 e 2000, dentre outras raras ondas polares.”.

A Defesa Civil de Igrejinha segue recomendando atenção especial às comunidades em situação de vulnerabilidade social, idosos, enfermos, crianças e animais domésticos.

As pessoas em situação de rua terão abrigo junto ao CREAS, com uma estrutura pronta para o atendimento até o dia 02/08/2021, contando com camas, cobertores, agasalhos, cafés e alimentos.

Estamos preparados para atender a população durante essa onda de frio que se aproxima. Nossas equipes técnicas estarão de plantão para atendimento, prestando todo apoio necessário, em especial para aqueles em situação de rua, que receberão abrigo junto ao CREAS. Fica nosso apelo para a comunidade, para que tenham cuidados redobrados com aquecedores e fogões - muito utilizados nesse período - visando evitar princípios de incêndio. Nossas equipes seguem recebendo doações, que serão destinadas para quem mais precisa” - Destaca o Prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle.

TEXTO: Eduardo Pereira da Silva (Jornalista – DRT 0020232/RS) /

IMAGENS: PREFEITURA MUNICIPAL DE IGREJINHA (PMI)

COM INFORMAÇÕES DA DEFESA CIVIL, DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA METSUL METEOROLOGIA