IGREJINHA É CONTEMPLADA NO PROGRAMA FARMÁCIA CUIDAR+
IGREJINHA É CONTEMPLADA NO PROGRAMA FARMÁCIA CUIDAR+

Município de Igrejinha foi contemplado no  Programa Farmácia Cuidar +, que visa melhoria na rede de assistência farmacêutica no município.

O Município de Igrejinha foi selecionado e receberá R$55.000,00 para investir em melhorias na assistência em saúde do município através do projeto Farmácia Cuidar +, implantado na farmácia municipal. O programa consiste na transferência de recursos destinados à implementação e melhoria nos serviços de dispensação de medicamentos em 2022.

A farmácia Municipal de Igrejinha atende em média 7.000 pessoas por mês e, além da dispensação de medicamentos, é a única do estado com farmácia de manipulação, onde são manipuladas cerca de 90 fórmulas, incluindo fitoterápicos.

O Programa de Financiamento Farmácia Cuidar+  é um programa de transferência de recursos destinado aos municípios do estado do Rio Grande do Sul e esses recursos  serão destinados em três eixos, o eixo estrutural está relacionado a ampliação da capacidade de atendimento, garantia na qualidade do armazenamento dos medicamentos e melhoria da ambiência da farmácia. O eixo de cuidado farmacêutico, visa fortalecer as práticas clínicas no âmbito da Assistência Farmacêutica visando a resolutividade das ações em saúde, otimizando os benefícios e minimizando os riscos de dispensação. O terceiro eixo consiste na padronização da estrutura da farmácia, identificando que a farmácia municipal é uma das 400 farmácias participantes do projeto do governo.

“A participação da Secretaria de Saúde de Igrejinha no projeto proporcionará uma melhoria na farmácia, tanto para nós trabalhadores como para os pacientes que frequentam a farmácia”; destaca a farmacêutica responsável Fabiana Briatto.

Carine Hoff

Secretaria de Saúde de Igrejinha