IGREJINHA PARTICIPA DE FEIRA INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS EM DUBAI
IGREJINHA PARTICIPA DE FEIRA INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS EM DUBAI

PROJETO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO REPRESENTA IGREJINHA EM FEIRA INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS EM DUBAI

Não há beleza maior nessa experiência do que ver alunos de escola pública brilhando do outro lado do mundo - Juliana Mundstock, professora.

O projeto “Quem mora na biblioteca da escola?” está na Feira MILSET Expo-Sciences Ásia.  A Feira é o maior evento dos Emirados Árabes Unidos focado na criatividade científica de jovens aspirantes a cientistas de todo o mundo, que neste ano acontece entre 20 e 25 de fevereiro.

Elaborado em 2018 pelas alunas Djenifer Rafaela Engel, Nicole Alves Lima Rech, Estela Natasha Lenkner, Letícia Adriane Lenkner e Duane Gabriela Muller Faiffer - que na época cursavam no nono ano do ensino fundamental na rede municipal de ensino - e orientadas pelas professoras Juliana Mundstock e Gizéle de Quadros Oliveira, o projeto, da área das ciências humanas, propõe intervenções literárias nas bibliotecas escolares que incentivem a leitura dos alunos que, conforme mostraram as próprias pesquisas desenvolvidas, não têm o hábito da leitura ou não sabem escolher livros conforme seus interesses, o que acarreta problemas como anafalbetismo funcional, dificuldades de expressão e interpretação.

Desde o desenvolvimento, já foi vencedor da  Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia - MOSTRATEC JÚNIOR na Categoria 3, de alunos de 7° ao 9° do Ensino Fundamental, e contemplado com o Prêmio Jovem Cientista, que viabilizou a participação das alunas e professoras na Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit) e Movimento Científico Norte-Nordeste (mocinn), em Recife.

Mas a pandemia de Covid-19 impossibilitou a participação das jovens na feira em 2020 e 2021. Agora, em 2022, está sendo apresentado para mais de 60 países em Dubai, na Feira MILSET Expo-Sciences, pelas alunas Djenifer Rafaela Engel, Nicole Alves Lima Rech e pela professora Juliana Mundstock, representando a cidade e o Brasil na exposição, que recebe trabalhos e visitas de mais de 60 países.

Juliana Mundstock, orientadora do projeto que está acompanhando as alunas, conta que “É incrível o poder da leitura! É mais incrível ainda ver uma escola pública do interior do RS brilhar do outro lado do mundo. Não havia pretensão de prêmio algum! Nosso desejo era somente espalhar o hábito da leitura através da ludicidade de intervenções literárias para vencer índices de analfabetismo funcional no espaço escolar. Olha onde chegamos! O projeto “Quem mora na biblioteca da escola?” é um acontecimento coletivo sonhado por educadores, alunos, equipe diretiva e pedagógica, secretaria de educação, enfim, pessoas  que acreditam que o poder da leitura é capaz de mobilizar e transformar a sociedade em que vivemos. Viajar no meio de uma pandemia, não é fácil! Não estar lá seria mais difícil ainda. A sensação de estar na Expo Science em Dubai é de dever cumprido. Agora levamos nosso amor pelos livros, nossa cultura e a certeza de que uma educação pensada coletivamente rende frutos inimagináveis.” - cita a professora.

A Secretária de Educação de Igrejinha, Cristiane Martin, afirma que a turma foi muito feliz ao escolher a biblioteca escolar como espaço de ação para seu projeto, pois beneficia tanto a escola, como os alunos. “É um trabalho encantador, feito de aluno para aluno, por isso esse resultado é tão satisfatório, pois vemos que o empenho das alunas e das professoras foi pensando no bem da sociedade, que carece cada vez mais de leituras realmente significativas para seu bom desenvolvimento”.

As alunas e a professora orientadora participarão de workshops, debates, saídas culturais e apresentarão os resultados do projeto na Associação Científica Cultural de Dubai. Além disso, Nicole Alves Lima Rech foi selecionada para participar da conferência  "Young Citizens Conference" com a temática "Nosso futuro no Espaço”, representando o Brasil.

Para o prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, é um orgulho ver um projeto científico tão relevante reconhecido em eventos internacionais. “A pandemia trouxe inúmeros desafios até mesmo para os estudantes e pesquisadores. Mas entendemos a importância de investir em educação, qualificação e pesquisa. É um verdadeiro orgulho ver que um projeto da nossa rede municipal de ensino está sendo reconhecido internacionalmente, representado pelas alunas e pela professora da EMEF João Darcy Rheinheimer” - cita o prefeito.

A participação na feira foi possibilitada através da Lei Municipal nº 5.293, que viabiliza a ida de um aluno e um professor dentre os integrantes de projetos escolares em feiras internacionais.

Gabriela Marmitt

Estagiária

AUTORIA COMPARTILHADA E REVISADA  POR:

COM INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

CONTEÚDO DESENVOLVIDO EM 22/02/2022