BANHO DE LEITE MARCA O CONCURSO LEITEIRO NO IGREJINHA MIX
BANHO DE LEITE MARCA O CONCURSO LEITEIRO NO IGREJINHA MIX

Foi com o tradicional “banho de leite” (uma mistura com 10% de leite impróprio para consumo e 90% de água) que os produtores de gado leiteiro da raça holandesa festejaram mais uma edição da FENALEITE.

A Feira Nacional do Leite, promovida pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), desembarcou em Igrejinha no mês de junho. Tendo como parte de sua programação o Concurso Leiteiro, ela recebeu 9 expositores de gado holandês de todo o estado.

O Concurso premiou a Vaca da categoria Adulta e Jovem com maior quantidade de leite ordenhado. A Vaca Adulta premiada com maior produtividade foi a C. Santa Clara Granja do Nini, de Carlos Barbosa, com um total de 81,71 quilos de leite. Na categoria Vaca Jovem, a Granja Cichelero, também de Carlos Barbosa, levou o título, com 77,56 quilos de leite ordenhado.

Os criadores das vacas vencedoras festejaram a vitória com o tradicional Banho de Leite, que é feito com a mistura de leite de descarte - que é impróprio para o consumo humano - e água. No banho, os produtores são agraciados com a mistura, que é despejada pelas autoridades presentes.

O Circuito Leiteiro passou pela Expoleite e Fenaleite e finaliza seu percurso na Expointer, de 27 de agosto até 04 de setembro de 2022, onde é premiado o Gado Holandês de maior destaque nacional.

As premiações realizadas no Circuito Leiteiro buscam incentivar a qualidade do leite produzido no Rio Grande do Sul, além de valorizar os produtores que se empenham no cuidado com os animais.

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGREJINHA (PMI)

COM INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA DE IGREJINHA

CONTEÚDO DESENVOLVIDO EM 12/06/2022