CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS DE IGREJINHA
CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS DE IGREJINHA
O projeto foi dividido em 4 encontros para os alunos dos Grêmios Estudantis das escolas municipais, estaduais e particulares

Iniciou na manhã desta sexta-feira (05), um importante projeto sobre Cultura de Paz promovido pela Secretaria de Educação de Igrejinha com os alunos dos Grêmios Estudantis das escolas municipais, estaduais e particulares do Município. O encontro aconteceu no Centro de Eventos Prefeito Selson Flesch.

O projeto tem o objetivo de oferecer experiências de estudo sobre violência e superação por meio da Cultura de paz, para que os alunos dos grêmios estudantis possam replicar os aprendizados em suas escolas para os demais colegas.

A condução do primeiro encontro foi feita pelo Rapper, educador, pesquisador e escritor Chiquinho Divilas. Chiquinho é Doutor e Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social, pela Universidade Feevale, e também é autor do Livro “Cultura Hip-Hop nas Escolas – O Rap Fala”, que é, fruto da sua dissertação de mestrado (2018). Ele também é criador do projeto “Cultura Hip-Hop nas Escolas”, que desde 2017 tem percorrido diversas escolas para abordar o hip-hop e a educação, trazendo oficinas de rima, dança, grafite, conhecimento e literatura através da letra do rap composto pelos estudantes.

A proposta desenvolvida no Município de Igrejinha é uma ação pensada também em alusão a lei Municipal do Dia do Adolesci, além de oferecer ações de combate à violência em um período tão conturbado da realidade.

A Secretária de Educação de Igrejinha, Cristiane Martin, ressalta a importância de conscientizar os alunos nesse processo de combate aos diversos tipos de violência. “O modelo do projeto ganhou reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça e agora estamos aplicando no município para incentivar a Cultura de paz nas escolaso”, diz Cristiane.

_______________________________________________________________

COM INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO