Horta comunitria promove sade e bem estar em Igrejinha

Talvez quem passe pela rua e veja a fachada da Unidade Básica de Saúde Pedro Ivan Sparrenberger, no bairro Figueira, nem imagine que nos fundos da UBS há um espaço que planta saúde e colhe bem estar. Desde novembro, a Unidade mantém uma horta comunitária, coordenada pelos agentes locais de saúde, que tem ganho cada vez mais participação ativa da comunidade.

No espaço são cultivados verduras, temperos, chás e até frutas, assim, há repolho, beterraba, aloe vera, manjericão, cenoura, chuchu, morango e uma série de outras pequenas culturas. "A Horta surgiu do objetivo de aproximar as pessoas que moram aqui na região da UBS e, também, claro, proporcionar uma alternativa de alimentação saudável, pois cultivamos apenas alimentos orgânicos", explica o agente de saúde Douglas Rodrigues Percoski, um dos idealizadores do espaço.

A comunidade tem total acesso a horta, com liberdade para plantar, colher, mexer na terra, levar sementes ou mudas. "A participação do pessoal tem crescido gradativamente. Tem gente que pede para plantar, ajudar, ou simplesmente deixa mudas de algum chá ou retira tempero para seu almoço, no intervalo do trabalho. Este é justamente nosso objetivo: fazer com que as pessoas se apropriem da horta", comenta Douglas.

Case de sucesso, horta irá inspirar a construção de novos espaços na cidade

Segundo a secretária municipal de Saúde, Simone Amaral, a iniciativa tem alcançado retorno muito positivo junto a comunidade e, por isso, deve ser levada também para outras Unidades Básicas de Saúde. "A ideia aqui é promover saúde através do incentivo à alimentação e adoção de hábitos saudáveis. Diante da consolidação da Horta com a comunidade do bairro, iremos levar este mesmo modelo de projeto a outros locais, começando pela UBS do bairro Vila Nova. Lá também contaremos com a orientação técnica do Horto Alecrim, administrado por Telmo Silva", informa a secretária. 

Como participar da horta

Todas as pessoas interessadas podem ajudar na horta, através do plantio, da doação de mudas, adubos ou sementes, da busca por informações. O espaço está aberto durante o horário de atendimento da UBS Pedro Ivan, de segunda a sexta-feira, e também em sábados pela manhã. Mais informações podem ser obtidas pelo 3545-4650, diretamente com a Unidade.

Horários de atendimento

Segundas, terças e quintas: 7h às 17h

Quartas: 7h às 20h

Sextas: 7h às 11h

Endereço da Unidade Básica de Saúde Pedro Ivan Sparrenberger: rua Carlos Chagas, 40, bairro Figueira.