Igrejinha vence duas categorias em mostra internacional

A educação de Igrejinha ganhou destaque na última semana, ao vencer duas categorias da Mostratec Júnior, maior feira de iniciação científica da América Latina e que integra a Mostratec - 33ª Mostra Internacional de Ciência de Tecnologia. O evento aconteceu em Novo Hamburgo reunindo 755 projetos da Educação Infantil ao Ensino Médio e técnico, de 22 países, levando aproximadamente 40 mil pessoas aos pavilhões da Fenac.

Os dois projetos vencedores foram desenvolvidos pela escola municipal Prefeito João Darcy Rheinheimer. O 'Painel de controle: O cérebro' conquistou o prêmio na Categoria 1, dedicada a estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Ele foi orientado pela professora Jane Correa De Melo Lopes e elaborado por cinco alunos com idades entre 7 e 8 anos. Já o projeto 'Quem mora na biblioteca da escola?' obteve o primeiro lugar na Categoria 3, de alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A professora Juliana Mundstock foi orientadora da ação, desenvolvida por cinco estudantes com idades entre 14 e 15 anos. Esse projeto também foi contemplado com o Prêmio Jovem Cientista da Câmara de Vereadores de Igrejinha e irá representar o nosso Município na Feira FENECIT de Recife.

Igrejinha ainda obteve o quarto lugar na Categoria 1 com o projeto 'Hum.... Alguém soltou um pum!', da EMEF Princesa Isabel, e o quarto posto da Categoria 3 com o projeto 'Que energia é essa?', desenvolvido por alunos da EMEF Prefeito João Darcy Rheinheimer. O município também foi representado na Categoria 2 (4º ao 6º ano) com os projetos 'Estica e puxa: Pilates e a influência da flexibilidade na postura', da escola Prefeito João Darcy, e 'A existência dos Dinossauros e a sua extinção', da EMEF Vila Nova. Na Educação Infantil, quem representou Igrejinha foram os projetos 'Grilo: um inseto fascinante', da EMEF Hilário Nestor Backes, e 'As abelhas', da EMEF Machado de Assis.

Igrejinha, destaque em educação

A diretora Maira Cristina Marques, à frente da escola João Darcy, acredita no potencial da educação pública. "Internalizamos a nossa filosofia que diz 'Educar e educar-se desenvolvendo habilidades e competências para um processo constante de amadurecimento, cognitivo, emocional e socioambiental'.  Estes prêmios são o resultado de muito envolvimento dos professores, alunos e a comunidade escolar. Com certeza a Comunidade Escolar João Darcy está de parabéns, pois acredita na educação pública e trabalha pelos resultados", destacou.

Já o secretário de Educação Luis Carlos Trombetta, ressaltou o zelo dedicado à educação no município, sempre projetando a cidade para o futuro. "O sucesso na Mostratec é o coroamento de um trabalho onde estamos pensando a gestão de ensino e pesquisa em sala de aula. Estamos colhendo frutos de um trabalho que é pensado, planejado e que por fim é sistematizado em todos estes projetos que representaram Igrejinha. Estamos felizes, alegres, e sabemos que isso faz parte de um trabalho que prioriza a educação", salienta.

Conheça os projetos vencedores

Quem mora na biblioteca da escola? - Vencedor na Categoria 3 (7º ao 9º ano do Ensino Fundamental)

Área do conhecimento: Ciências Humanas (História e Literatura)
Escola: EMEF Prefeito João Darcy Rheinheimer
Professora orientadora: Juliana Mundstock 

Professora coorientadora: Gizéle de Quadros Oliveira 

Alunos: Djenifer Rafaela Engel; Nicole Alves Lima Rech; Estela Natasha Lenkner; Letícia Adriane Lenkner; Duane Gabriele Muller Faiffer

O projeto propõe o incentivo à leitura a partir de intervenções literárias produzidas pelos alunos do 9º ano da E.M.E.F Prefeito João Darcy Rheinhemeirmer, priorizando a leitura e divulgação  do  acervo da biblioteca da escola.  

Painel de controle: O cérebro - Vencedor na Categoria 1 (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental)

Área do conhecimento: Ciências da natureza

Escola:  EMEF Prefeito João Darcy Rheinheimer

Professora orientadora: Jane Corrêa de Melo Lopes

Alunos: Júlia Henrich de Lima; Carolina Nascimento da Silva Lanz; Eduarda Caroline da Silva; Murilo Correia de Lima; Pedro Henrique Vingert

 O projeto foi desenvolvido pela curiosidade dos alunos e as etapas para sua construção foram elaboradas com a participação ativa da turma, através de diferentes contribuições para o processo de aprendizagem. Os alunos da turma 121 vivenciaram todas as etapas do projeto de forma significativa, possibilitando assim a construção de conhecimentos.