Brigada recebe Curso Nacional Patrulha Maria da Penha

O Curso Nacional Patrulha Maria da Penha - Nível Multiplicador - 6ª Edição  está acontecendo na Brigada Militar de Igrejinha.  A capacitação começou nesta segunda-feira (5) com término no próximo dia 13 e integra as ações do Plano Nacional de Segurança Pública. O objetivo do curso, que teve sua aula inaugural no Sindicato da Indústria de Calçados, é multiplicar o número de equipes especializadas e nacionalizar o combate e a prevenção à violência contra a mulher.

Serão 120 horas/aula, sendo 60 presenciais e outras 60 à distância, com objetivo de habilitar os participantes para atuarem e multiplicarem os conhecimentos necessários para o enfrentamento, prevenção e combate da violência doméstica contra a mulher, por meio de um alinhamento mais correto.

De acordo com a coordenadora técnica da Patrulha Maria da Penha no Rio Grande do Sul, capitã Clarisse Heck, essa etapa do Projeto de Nacionalização da Patrulha, iniciada no RS e idealizada pelo Senasp, é uma conquista para a BM, que tem a oportunidade de capacitar oficiais e praças para atuar como formadores de integrantes da Patrulha em suas respectivas regiões e municípios.

De acordo com a Capitã Francieli, Comandante da Brigada Militar de Igrejinha, ressalta a importância da realização de cursos na Brigada Militar, principalmente este de âmbito nacional, já que a 3ª Cia possui uma infraestrutura adequada para o fim, além de divulgar o potencial do município de Igrejinha faz com que haja a circulação de maior número de policiais, aumentando assim a sensação de segurança para os Igrejinhenses.

O Prefeito em Exercício de Igrejinha e Deputado Estadual, Dalciso Oliveira, destacou a importância da qualificação e exaltou o trabalho realizado pela Bigada Militar.  Compuseram também a mesa oficial,  o CEL Julio Cesar Rocha Lopes, chefe do Estado Maior da Brigada Militar, o TEN.CEL. Glauco Alexandre Braga, respondendo pelo Comando do CRPO Serra, o TEN.CEL. Egon Marques Kvietinski, chefe da PM3,  o Presidente da Câmara de Vereadores de Igrejinha, Juliano Muller de Oliveira,  o Defensor Público Dr. Sergio Nodari Monteiro,  a Promotora de Justiça, Brenusa Marquardt Corleta e a Juiza, Dra. Graziella Casaril.

O curso é uma promoção da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP) que capacita policiais militares e guardas municipais de diversos estados para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.”